Local de Treinamento: Avenida Atlântica, 324, Leme - RJ - Contato: 21 99535-0779 - Matriz SP: 11 2506-3384
ALAMEDA SANTOS, 1293 - 9º ANDAR - SP | 11 2506-5170 | 2506-3384

Sobre ser breve e objetivo.

Já disse aqui algumas vezes sobre a importância de aproveitar o tempo que você tem disponível para a sua mensagem, sobre o fato de as pessoas estarem ali para ouvir você e sobre não falar as coisas apressadamente…

Mas isso não quer dizer que você não pode ser breve e objetivo na sua mensagem!

A real é que discursos muito longos tendem a cansar a plateia e dispersar a atenção das pessoas. Não é à toa que as palestras do TED Talks, por exemplo, concentram as apresentações no tempo de 12 à 15 minutos.

Uma boa dica para sermos objetivos e, mais do que isso, facilitar a compreensão e prender melhor a atenção das pessoas, é desenvolver frases curtas para as nossas apresentações.

Outra dica, é evitar repetições desnecessárias. A não ser é claro, que o objetivo seja forçar a sua audiência a gravar esse dado. Como uma data, local ou um nome cientifico.

Algumas vezes é difícil ser conciso, principalmente quando temos muito assunto a dizer, como por exemplo apresentar resultados com números, ou defender uma tese.

Mas neste caso priorize qual é o “carro chefe da apresentação”. Qual o “assunto principal a ser dito” e que deve ficar na cabeça de todos.

Afinal, é bem melhor você fazer um discurso curto que todo vão lembrar, que um longo que vai ser esquecido.

WhatsApp WhatsApp