Local de Treinamento: Avenida Atlântica, 324, Leme - RJ - Contato: 21 99535-0779 - Matriz SP: 11 2506-3384
ALAMEDA SANTOS, 1293 - 9º ANDAR - SP | 11 2506-5170 | 2506-3384

Postura formal ou informal?

Quando falamos de conduta, de postura, podemos dizer que existem dois caminhos a serem escolhidos na hora de você se comunicar: a postura formal e a informal!

Daí você me pergunta, mas qual delas eu devo adotar? Qual delas está certa?

A questão é que não existe certo ou errado. O que existe é aquela que funciona melhor e menos assertiva para o momento.

Imagine o seguinte: você é um vendedor de software e quer expor as vantagens do seu produto para um pequeno grupo de gestores e gerentes de TI. Um time sério, mais fechado, que tem como perfil ir direto ao assunto.

Ao adotar uma postura muito informal você corre o risco de parecer muito despojado, relaxado demais, ao ponto de não passar muita confiança.

Agora, imagine se fosse a mesma apresentação, para um grupo de jovens desenvolvedores de uma Start-Up? Ou de uma descolada empresa “pontocom”?

Neste caso, assumir a informalidade na apresentação só conta pontos a seu favor, enquanto uma abordagem muito sisuda provavelmente não teria a mesma influência para o grupo.

Tudo vai de acordo com a sua leitura sobre o seu público e sobre o momento. Por isso, é importante estar preparado pra se comunicar e assumir a postura que for a mais indicada para o momento.

E a mais indicada, no caso, é aquela que te leva ao seu objetivo!

WhatsApp WhatsApp