Local de Treinamento: Avenida Atlântica, 324, Leme - RJ - Contato: 21 99535-0779 - Matriz SP: 11 2506-3384
ALAMEDA SANTOS, 1293 - SALA 74. JARDINS - SÃO PAULO SP | 11 2506-5170 | 2506-3384 | 11 98927-4024

Influencie pessoas por meio da oratória

Quantas vezes nos deparamos com pessoas ou situações que nos inspiram? Quando isso acontece, e não são todos os dias, nos sentimos motivados e encorajados a seguir em frente. E quantas vezes conseguimos inspirar pessoas? Quem já tem essa prática conhece bem a sensação. É recompensador perceber aquilo que falamos movimentar pessoas, colocá-las em ação. Isso é uma das habilidades fundamentais de um líder, a comunicação que influencia.

Consegue se lembrar de alguém do seu convívio que é admirada por outros ao seu redor? Provavelmente esta pessoa gera empatia, interação, transmite segurança e estabelece uma conexão diferenciada com o outro. Com certeza esta pessoa é mais disponível a ouvir, mas também, quando preciso, é capaz de tomar atitudes objetivas e efetivas. Este tipo de competência se conquista por meio de prática. Liderar é saber comunicar.

É verdade que algumas pessoas percebem este talento logo cedo. Tem a ver com o seu comportamento e perfil, mesmo assim precisam aprimorá-los. Entender o contorno das coisas, os detalhes, ampliar o campo de visão de forma técnica e fazer este talento funcionar estrategicamente. E como conquistar esta percepção? Primeiro, identificar o seu próprio estilo de comportamento, ele influenciará o seu perfil como líder. Segundo, entender a circunstância do momento para entender qual estratégia adotar para chegar ao seu objetivo. Por exemplo: Se você estiver à frente um grupo de profissionais, ou negociando com um cliente que tenha um padrão de comportamento analítico, mas o seu padrão de comportamento é de uma pessoa objetiva, isso deve gerar convergência na comunicação, ou simplesmente os seus esforços perderão força e deixarão a desejar diante de tal grupo.

Como mencionado, liderar é saber comunicar. Ser flexível quando a situação pede, ser mais direto em situações onde o assunto é delicado ou desagradável. A comunicação não é só aquilo que se fala, mas também, como a mensagem chega ao outro e o que ela desperta. As técnicas de oratória e retórica são difundidas há muitos anos. Sabemos que os tempos mudaram, o mundo está cada vez mais veloz e atualmente nos deparamos com situações que atitudes precisam ser imediatas, muitas vezes não temos tempo para pensar e refletir, temos que decidir. E como fazer pessoas nos acompanharem, nos apoiarem, ou comprarem a nossa ideia, ou ainda, mudar seu comportamento por aquilo que acreditamos.

Isso tudo é oratória, isso tudo é comunicação, isso tudo é comunicar para liderar.

WhatsApp WhatsApp
MENU