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Falando de forma estratégica

Vou começar este texto com uma boa notícia: falar de forma estratégica é mais fácil do que você imagina.

Apesar do nome você não precisa de uma apresentação nem nada disso para chegar lá, apenas comunicar-se com foco no seu objetivo de fato.

É natural termos muito o que falar, mas nem sempre conseguimos mostrar os caminhos que escolhemos para concretizar o que foi dito. A informação sai, a provocação é feita só que a resposta nunca chega.   

Isso se dá porque ao comunicarmos algo onde estimulamos uma tomada de decisão, nós precisamos encerrar a mensagem com um call to action.

Por isso é de suma importância a gente pensar qual o objetivo da nossa fala. É informar? Prospectar algo? Levar a uma venda?    

Certa vez treinei um executivo que falava superbem. Ele me confidenciou que estava com um ruído a equipe, que era boa, mas não conseguia entregar os resultados que ele esperava. Passamos a revisar os speeches juntos e identificamos que o direcionamento para o resultado não estava claro.

Ele próprio ajustou tom chegando numa proposta mais ou menos assim: “time, ao sair desta reunião entrem em contato com os 5 melhores clientes da carteira para oferecer o serviço. Ao fecharem 3 confirmações venham até a minha sala me passar. Estarei aqui até às 15h, data limite para o retorno de vocês”. 

Pronto, uma fala estratégica. Quando ele deixou mais claro o que queria, começou a ver a entrega de resultados.

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