Local de Treinamento: Avenida Atlântica, 324, Leme - RJ - Contato: 21 99535-0779 - Matriz SP: 11 2506-3384
ALAMEDA SANTOS, 1293 - 9º ANDAR - SP | 11 2506-5170 | 2506-3384

Diminuindo o nervosismo

Ficar ansioso antes de uma apresentação é super natural. Isso acontece sempre que a gente se expõe, pois nos colocamos de forma vulnerável perante um grupo.

Existem vários métodos para controlar a ansiedade, que envolvem desde respiração até programação neurolinguística. Mas eu, particularmente, faço uso de 3 técnicas que funcionam perfeitamente quando preciso apresentar uma ideia.

A primeira é “se conectar com audiência antes da hora”.

É mais fácil falar com quem você já conhece, então conheça seu público! Chegue um pouco antes, sente na sala, troque ideia, entenda quais as dúvidas que estão rolando, o que levou as pessoas até ali. Esta interação vai te dar conforto e confiança para falar com pessoas que – literalmente – você já conhece.

Outro toque? “Domine o conteúdo”.

Pode parecer uma frase clichê, mas talvez seja a mais importante das dicas. Não importa o quão nervoso você fique, se você souber o que está falando. Pois se algo acontecer fora do planejado, você sabe para onde ir.

E por fim, mas não menos importante: foque no positivo.

O nervosismo e a ansiedade se devem ao fato de a gente achar que pode dar algo errado. Mude o mindset e foque na parte que seguramente vai ser positiva para ambos as partes: que é dividir seu conhecimento com as pessoas que estão ali.

Se você gostou e quer mais dicas por aqui, conte pra gente nos comentários. Vamos trocar experiências!

WhatsApp WhatsApp