Local de Treinamento: Avenida Atlântica, 324, Leme - RJ - Contato: 21 99535-0779 - Matriz SP: 11 2506-3384
ALAMEDA SANTOS, 1293 - SALAS 91 e 93. JARDINS - SÃO PAULO SP | 11 2506-5170 | 2506-3384 | 11 95037-5556

Como falar em público

Não é preciso começar esse texto pontuando que falar em público não é uma missão fácil. O fato é que para os que não têm intimidade com a prática e buscam diminuir a timidez, este é um desafio assustador.

E quando falamos de público, não nos referimos necessariamente a uma plateia lotada, ou a uma plenária barulhenta. A expressão falar bem em público abrange desde uma sala com um grupo de pessoas para discutir um projeto, até uma entrevista de emprego.

Numa breve pesquisa sobre o assunto, não faltam textos prontos com fórmulas batidas de como melhorar sua comunicação e aumentar a autoestima. Geralmente esses pseudo-ensinamentos vêm seguidos das vantagens do domínio da oratória, da melhora da performance no ambiente de trabalho ao crescimento pessoal. Realmente, vantagens não faltam.

O que nenhum deles ressalta, no entanto, é que a extensão dessa evolução varia de pessoa para pessoa, tendo em vista que somos pessoas diferentes, com bagagens, culturas e formações diferentes uns dos outros. Por isso, duvide, ou melhor, fuja de cursos que prometam transformar você num Steve Jobs da oratória de uma hora para a outra.

Na Academia de Expressão tivemos mais de um aluno cujo objetivo consistia em sentar numa banca e explicar seu projeto com convicção. Da mesma forma, tivemos mais de um aluno cuja meta era subir num palco e convencer centenas de pessoas sobre um plano de gestão. Ambos foram felizes em seus objetivos, mas você pode me dizer para qual dos dois grupos o desafio foi maior? O da banca numa sala ou a do comício gingante?

A realidade é que cada pessoa tem os seus desafios, com pontos de atenção a serem trabalhados e fortes a serem valorizados ao se expor em público. Por isso, é primordial para quem deseja melhorar a oratória a escolha por um curso de expressão verbal que ofereça um sério trabalho de diagnóstico para, a partir daí orientá-lo na direção de um objetivo concreto.

Falar bem em público não é o pesadelo que a maioria das pessoas acredita. E procurar uma escola com tradição, seriedade e know-how é, sem dúvida, o primeiro e mais importante passo para tornar o sonho de ser bom orador uma realidade.

WhatsApp WhatsApp
MENU